quinta-feira, 18 de março de 2010

Sisu termina com sobra de mais de 7.000 vagas

Número corresponde a 15% de vagas disponíveis; MEC diz que balanço oficial é positivo

O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) terminou a primeira edição com uma sobra de 7.111 vagas. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), 85% das vagas foram preenchidas: das 47.900 oferecidas, 40.789 já estão ocupadas nas 51 universidades e institutos federais.

A secretária de Educação Superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci, considera o resultado positivo.

- Atingiremos até o fim dessa semana, com uso da lista de espera, seja do Sisu ou do vestibular, mais de 95% das vagas preenchidas, que é a média histórica das universidades. Não há razão para não acreditar que matrículas não se completem pela lista que temos.

De acordo com o balanço oficial, divulgado nesta quarta-feira (17), a lista de espera tem 136 mil candidatos relacionados. Esse número, quase 20 candidatos por vaga, deve ocupar a sobra no sistema, garante Maria Paula.

Em relação aos estudantes que, por uma falha do sistema, tinham vaga garantida e depois perderam a matrícula, a secretária disse que espera resolver o problema nas próximas semanas.

- Houve desalinhamento de número de vagas disponíveis. Acredito que a maioria desses estudantes poderá entrar por lista de espera e que serão convocados em breve. Se houver residual, esses casos terão que ser estudados caso a caso e junto às universidades.

As instituições se comprometeram, de acordo com o MEC, a preencher todas as vagas que sobraram. As universidades federais já começaram a buscar alunos para preencher as vagas remanescentes. Durante as três rodadas, as instituições não tiveram todas as matrículas efetivadas, apesar de o sistema apontar número suficiente de alunos cadastrados. Por isso, as federais começaram, já nesta quarta-feira, a fazer chamadas próprias para as vagas remanescentes do Sisu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário