As Universidades Federais de Alfenas, Lavras e Itajubá, no Sul de Minas Gerais, ainda possuem 1454 vagas para serem preenchidas. O prazo para as matrículas na terceira chamada começam nesta terça-feira (9) e vái até a próxima sexta-feira (12).
Segundo alguns estudfantes, uma das razões para esta possível falta de interesse dos estudantes seria a utilização da nota do Enem que acabou ganhando mais importância em 2010 já que a seleção dos alunos nas universidades federais leva em conta esta nota.
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ofereceu 1113 vagas mas 490 não foram preenchidas. Na Universidade de Itajubá 390 vagas ainda estão em aberto de um total de 685 oferecidas. Na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) das 1092 vagas disponibilizadas, 574 ainda não foram preenchidas.
Para a coordenadora do Departamento de Ciência e Economia da Unifal, Tatiana Cardoso Teixeira, o novo sistema apresentado pelo Ministério da Educação fortalece o aprendizado no país já que a prova do Enem estimula o raciocínio.
O pró-reitor da UFLA, João Chrysóstomo Júnior apresenta três razões para as vagas ainda não preenchidas. Ele diz que “alguns alunos podem ter optado por outras universidades no momento da divulgação das notas do Enem.” Segundo o pró-reitor, os motivos podem ser outros como por exemplo um aluno que apenas faz a prova, vai bem mas não tem a intenção de se matricular ou a inviabilidade de fazer a matrícula de maneira presencial como exigem algums universidades.
A partir da próxima sexta-feira, quando terminar o período da terceira chamada, serão divulgadas as listas de espera. As 490 vagas remanescentes na UFLA será oferecidas somente para o segundo semestre.
Outras informações sobre o Enem podem ser obtidas no site www.sisu.mec.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário