sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aprovados no ProUni têm até hoje para fazer matrícula

Cerca de 117 mil alunos foram selecionados; segunda chamada sai em 11 de fevereiro
O prazo para matrículas dos 117 mil convocados na primeira chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos) termina nesta sexta-feira (4). Os estudantes foram selecionados para obter bolsas integrais ou parciais (de 50% da mensalidade) em universidades particulares de todo o país.
Mais de 1.500 instituições de ensino privadas participam do programa neste semestre. Os alunos selecionados devem entregar documentos que comprovem as informações prestadas no ato de inscrição - a lista varia de universidade para universidade, e pode incluir CPF, documento de identidade, atestado de conclusão do ensino médio e outros.
Veja se você foi selecionado
No caso do ProUni, os estudantes também devem provar renda familiar de R$ 810 (um salário mínimo e meio) por pessoa, para aqueles que requisitaram bolsas de 100% da mensalidade. Os que disputaram o benefício parcial – de 50% – devem comprovar que cada pessoa na família ganha até R$ 1.620 (três salários mínimos).
Neste ano, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizou 123 mil bolsas, mas 4% delas (cerca de 6.000) não foram abertas porque não houve procura. Somadas às que sobrarem da primeira chamada, estas 6.000 bolsas vão ser reabertas na segunda chamada, que será divulgada no dia 11 de fevereiro.
Se mesmo após a segunda convocação ainda sobrarem bolsas, o ministério abrirá um novo período de inscrições, entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa não poderá participar da segunda seleção.

O ProUni oferece, neste semestre, 80,5 mil bolsas integrais e 42,6 mil parciais, de 50% de desconto na mensalidade.  Mais de 1 milhão de alunos se inscreveram, maior número de candidatos registrados desde que o programa foi criado, em 2004.

Quem pode participar

Além da renda familiar, outro pré-requisito para a seleção no ProUni é que o estudante tenha completado o ensino médio em escola pública. Não ter cursado o ensino superior também é uma das regras. 
Outra exigência foi o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Só foram selecionados os que  alcançaram, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas da prova (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação).
Os candidatos puderam escolher três opções de curso - a aprovação também se baseia na concorrência dessas carreiras. É possível disputar vaga tanto em cursos de graduação quanto em aulas sequenciais - com duração menor, de dois ou três anos.

Cronograma do ProUni
1ª Etapa de inscrições Início Fim
Prazo para cadastro 21/1 25/1
1ª Chamada
Divulgação do resultado 28/1
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  28/1 4/2
2ª Chamada
Divulgação do resultado 11/2
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  11/2 17/2
2ª Etapa de inscrições Início Fim
Prazo para cadastro 21/2 24/2
1ª Chamada
Divulgação do resultado 27/2
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  28/2 4/3
2ª Chamada
Divulgação do resultado 13/3
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  14/3 17/3



Nenhum comentário:

Postar um comentário