A uma semana do exame, veja o que não pode faltar nos seus estudos
O ano passou voando, as horas de estudo estão cada dia mais escassas e o Exame Nacional de Ensine Médio (Enem), já vem aí. Para aproveitar melhor a última semana antes do exame, o CORREIO conversou com professores de pré-vestibular de todas as áreas para saber os dez assuntos mais cotados para cair na prova, que será aplicada no sábado e domingo.
Os candidatos terão que fazer quatro provas. Para a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os professores indicam assuntos como Biotecnologia, a situação da Água e da Energia.
A Biotecnologia envolve alimentos transgênicos, células tronco e clonagem. “A prova normalmente contextualiza essas questões com a Medicina”, explica o professor de Biologia André Freitas.
O professor de Física Marcelo Sangiovanni diz que a situação da água e a energia devem ser abordadas seguindo a característica da prova do Enem de associar disciplinas. “A prova é interdisciplinar e não tem uma fronteira clara com a outra matéria”.
A prova de Matemática e suas Tecnologias será marcada, segundo o professor Cláudio Maurício Barreto, por análise combinatória, geometria espacial e probabilidade. “Esses assuntos consistem no bojo na prova”, afirma.
Ele acrescenta, porém, que também vale ficar atento à interpretação de dados em forma de gráficos e tabelas, além de proporcionalidade, que, segundo o professor Cláudio Maurício Barreto, pode aparecer na forma de função do primeiro grau, regra de três, juros simples ou progressão aritmética.
Na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, os professores recomendam atenção dobrada à geopolítica internacional. “O aluno não pode deixar de acompanhar a crise econômica que tem atingido principalmente a Europa”, observa o professor de História e Atualidades, Rômulo Teixeira.
“ A Primavera Árabe, que engloba os conflitos contra a ditadura de países do Oriente Médio como a Líbia, Tunísia e Egito, e a retirada das tropas americanas do Iraque são assuntos muito relevantes que devem ser abordados”, diz.
Para finalizar, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, esta última costuma ser o terror de muitos vestibulandos. A professora Taíse Teles recomenda revisar a estrutura regular do texto, que deve ter, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão. “É preciso atenção para o uso da norma culta do Português, da coerência e coesão”, esclarece.
Intensivão no Correio Especial
A partir de hoje, os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebem mais uma ajuda do CORREIO, que publicará até quinta-feira o caderno especial Intensivão.
A partir de hoje, os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebem mais uma ajuda do CORREIO, que publicará até quinta-feira o caderno especial Intensivão.
Cada uma das três edições do caderno trará 30 questões sobre Linguagem, Tecnologia, Corpo Humano, História da Bahia e do Brasil, Matemática e interpretação de textos, entre outros temas que costumam cair nas provas. As questões são elaboradas por professores do Colégio Villa Lobos. O objetivo é que o caderno sirva como um simulado para os candidatos do Enem, que acontece sábado e domingo, a partir das 13h de Brasília.
De acordo com a coordenadora do projeto e analista de marketing do CORREIO e do Ibahia, Aline Pimentel, a intenção é que o Intensivão ajude essencialmente alunos que não têm acesso a livros e módulos, já que estes custam caro. “ Somos um jornal acessível, que custa R$ 0,50, então qualquer um pode comprar, independente de classe social”, explica Aline.
No blog do Ibahia sobre o Enem2011 (www.ibahia.com/enem2011), os estudantes têm acesso a um Simuladão com mais de 100 questões relativas à prova, questões de edições anteriores e outras que podem cair este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário