Soares Neto pediu demissão após falhas no Sistema de Seleção Unificada.
Ele já estava desgastado por falhas ocorridas no Enem no ano passado.
Após uma série de falhas no sistema de informática que faz as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Soares Neto, deixará o cargo. A saída de Soares Neto já era cogitada desde o ano passado, por causa das falhas na impressão em 21 mil cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC teve que
parte das provas.
Segundo a assessoria do MEC, Soares Neto pediu demissão ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Para o lugar de Soares Neto, de acordo com a assessoria do MEC, foi convidada Malvina Tania Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio).Malvina Tuttman assumirá o Inep Divulgação/UniRio)
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, Malvina Tuttman assumirá o cargo em fevereiro.
Também foi publicada nesta terça-feira no "Diário Oficial da União" a autorização para a "utilização de férias pelo Ministro de Estado da Educação, no período de 20 a 30 de janeiro de 2011". Haddad entrará de férias no último dia do período de inscrições do SiSu.
As inscrições para o SiSU se encerrariam nesta terça-feira (18), mas o MEC
o prazo até quinta-feira (20). Segundo o MEC, o prazo foi prorrogado por uma decisão judicial que obriga a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a acabar com a reserva de parte de suas vagas para estudantes da rede pública do estado que foi prorrogado até quinta-feira (20).
A medida beneficia também estudantes das cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O MEC disponibilizou pontos gratuitos de acesso à internet nestas localidades para os estudantes poderem se cadastrar no SiSU.Problemas
Desde domingo (16), os estudantes tiveram dificuldades para acessar o SiSU. Eles relataram demora para o carregamento da página e erros no reconhecimento de senhas. Segundo o MEC, o excesso de procura ao site do SiSU causou lentidão no sistema. O ministério realizou uma manutenção no site das 19h30 às 20h desta segunda-feira (17). A seguir, estudantes escreveram ao G1 dizendo que ao entrarem na página conseguiram ter acesso a contas de outros candidatos.
Gerenciado pelo MEC, o SiSU é o sistema por meio do qual as instituições públicas de educação superior selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem. Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Enem 2010 podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.
De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.
Outras nomeações no MEC
O MEC anunciou ainda outros nomes que vão compor a equipe do ministério. O novo titular da Secretaria de Ensino Superior será o professor Luiz Cláudio Costa, ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa. Uma nova secretaria destinada a cuidar especificamente da questão da regulação dos cursos superiores será criada tendo como titular o professor da USP Luiz Fernando Massoneto.
Outra secretaria será criada para intensificar as relações com as redes municipais e estaduais de educação e o seu titular será o ex-deputado Carlos Abicalil. A nova titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) será a professora Cláudia Dutra.
A professora Maria do Pilar Lacerda, atual titular da Secretaria de Educação Básica, segue no cargo. Também estão confirmadas as permanências do professor Eliezer Pacheco à frente da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Jorge Guimarães (Capes), Daniel Balaban (FNDE), e José Henrique Paim Fernandes (secretaria-executiva).
Nenhum comentário:
Postar um comentário